Adicionar chaves SSH para trabalhar entre 2 Servidores, sem a necessidade de digitar a sua senha a cada conexão, é uma boa opção para automatizar tarefas.

Este processo pode ser executado em qualquer ambiente que suporte SSH, como Linux, MAC OS X, ou até mesmo Windows, com alguns passos adicionais.

Neste exemplo, será demonstrado um passo a passo de como efetuar a configuração de chaves SSH, entre 2 servidores Linux, com o usuário root.

Primeiramente, no servidor onde a conexão será originada.

Execute o seguinte comando:

$ ssh-keygen -b 1024 -t rsa

Visualize o conteúdo do arquivo e copie a sua chave:

~/.ssh/id_rsa.pub

A sua chave será parecida com:

ssh-rsa U2Ugdm9jw6ogZGVjb2RpZmljb3Ugc8OzIHBhcmEgdmVyIG8gY29udGXDumRvLCBkZWl4ZSBzZXUgY29tZW50w6FyaW8gYWJhaXhvIDsp SEU-USUARIO@SEU-HOST

Tendo copiado a chave ssh, conecte-se ou acesse o servidor que irá receber a conexão.

Estando no terminal do mesmo, acesse o diretório .ssh da sua pasta home (~/.ssh)

$ cd ~/.ssh

Caso o diretório não exista, crie-o

$ mkdir ~/.ssh

E então acesse-o…

$ cd ~/.ssh

Cole a chave anteriormente copiada ao final no arquivo:

~/.ssh/authorized_keys

Lembre-se, que caso o arquivo não exista, ele também deverá ser criado.

Processo concluído, basta voltar ao servidor inicial e abrir a conexão com o servidor de destino.

ssh nomedohost -l usuario

Se a senha não for solicitada, então isto significa que tudo esta funcionando normalmente.