O que é o Storj?

O Storj é um sistema de armazenamento de arquivos distribuídos, peer-to-peer (P2P), desenvolvido e mantido pela Storj Labs.
O Storj utiliza criptografia de última geração, de ponta a ponta e a tecnologia Blockchain do Ethereum.

Para que serve o Storj?

O Storj fornece uma alternativa às tradicionais soluções de armazenamento em nuvem, ao criar uma núvem de arquivos distribuída e descentralizada, que alia segura e alto desempenho para armazenar seus arquivos à um preço economicamente viável.

Como funciona o Storj?

Diferente de outros sistemas de Storage, o Storj não utiliza servidores em Data Centers, mas sim, os computadores dos usuários que fazem parte de rede e cedem espaço de armazenamento.

O Storj ainda não possui uma ferramentas de sincronização automática, como possuem outros serviços como Dropbox, Google Drive, iCloud, OneDrive, etc.

No momento, é possível, por exemplo, enviar e acessar seus arquivos através do software FileZilla, um dos, ou senão o primeiro à suportar o protocolo do Storj.

Além de possuir seus códigos disponíveis para acesso público em seu Github, o Storj também oferece uma API de integração, para que qualquer um possa desenvolver suas próprias soluções ou ferramentas.

Quanto custa o armazenamento na núvem com o Storj?

Atualmente, o preço por GB armazenado, é de $0.015, enquanto que a banda de transferência, é de $0.05 por GB baixado.
Em um cálculo rápido, isso significa que o armazenamento de 50 GB, custaria em torno de $0.75/mês (não contando a banda de download)

Alugando seu espaço em disco para a núvem do Storj

O ponto chave do Storj, são os Farmers (agricultores), que são os usuários que disponibilizam (mediante aluguel) porções do seu espaço em disco rígido, para outros usuários ou clientes do Storj.

Para compartihar seu espaço em disco, basta se inscrever no Storj: https://app.storj.io/login#/signup?referralLink=racegoers-cervicography-610.

Após feita a inscrição, basta você baixar e instalar o GUI de Compartilhamento, através do link: https://storj.io/share.html.

Gratuíto por 12 meses

Novos usuários, podem utilizar o Storj gratuitamente, nos primeiros de 12 meses, contanto que não ultrapassem o limite de armazenamento de 25 GB/mês.